Generais contra planos de retirada de soldados do Iraque em 18 meses

Gareth Porter (foto), historiador e especialista em segurança nacional dos EUA, diz que já se formou rede de altos oficiais militares preparada para lançar campanha de opinião pública em oposição à determinação de Obama em cumprir a promessa pré-eleitoral

Da agência Inter Press Service (IPS)

Apoiado pelo secretário de Defesa, Robert Gates, o chefe do Comando Central norte-americano (Centcom), general David Petraeus, tentou convencer o presidente dos EUA, Barack Obama, a renunciar ao seu compromisso pré-eleitoral de retirar todos os efetivos de combate do Iraque no prazo de 18 meses. A discussão aconteceu no dia 21 de janeiro, segundo dia de Obama, na Casa Branca.
Porém, Obama ordenou a Gates, Petraeus e ao almirante Mike Mullen, comandante do Estado Maior Conjunto, que retornassem em breve ao seu escritório com plano detalhado para retirar todas as tropas não mais em 18 meses, mas em 16 meses, segundo fontes que conversaram com participantes da reunião.
No entanto, a ordem não pôs fim ao conflito entre o presidente e altos oficiais militares.
Petraeus e seus aliados no exército e no Departamento de Defesa, entre eles o general Ray Odierno – atual comandante no Iraque – voltaram a pressionar Obama para que mude sua política de retirada.

Observadores asseguram que já se formou rede de altos oficiais militares preparada para apoiar Petraeus e Odierno perante a opinião pública em oposição à determinação presidencial.
“Petraeus cometeu o erro de pensar que estava tratando com o ex-presidente George W. Bush”, disse funcionário da Casa Branca presente na reunião, contou das fontes.
Petraeus, Gates e Odierno esperavam convencer Obama de plano criado em novembro e apresentado em dezembro a Bush redesenhando grandes contingentes de tropas de combate com tropas de apoio.

Este subterfúgio foi previsto pelos Estados Unidos em novembro, permitindo a Obama cumprir a promessa que havia feito durante a campanha.
Gates e Mullen discutiram o plano com o Obama com se fosse o programa de retirada, informou em 18 de dezembro o jornal The New York times.
Obama decidiu não fazer nenhuma referência pública à sua ordem, ao que parece com a intenção de anunciá-la após consultar os comandantes no terreno e o Pentágono.

O primeiro sinal claro do choque entre Petraeus, Odierno e seus aliados com Obama apareceu em 29 de janeiro.
O The New York Times público nesse dia entrevista com Odierno, ostensivamente baseada na premissa de que o novo presidente havia indicado que estava “aberto a alternativas”.
O jornal informou que Odierno havia “desenvolvido plano que avançaria mais lentamente do que o calendário” formulado por Obama em sua campanha.
O oficial sugeriu na entrevista que “determinar exatamente em quanto se poderia reduzir de modo significativo as forças dos Estados Unidos no Iraque demoraria o restante do ano”.

Na noite de 21 de janeiro, o general da reserva do exército Jack Keane, um dos arquitetos da política de aumento de efetivos de Bush e aliado político e mentor do general Petraeus, comentou no programa de televisão Lehrer News, após falar com Petraeus, que a retirada aumentaria “o risco drasticamente ao longo de 16 meses”. Também afirmou que isso trairia a “estável situação política no Iraque” e que esse risco é “inaceitável”.
Segundo os militares dissidentes quanto à retirada prometida por Obama, a operação ameaça os supostos triunfos do aumento de tropas determinado por Bush e implementado por Petraeus.

Keane, subchefe do Estado Maior Conjunto do exército entre 1999 e 2003, possui estreita ligação com rede de generais de quatro estrelas da ativa e da reserva, alguns dos quais participaram do desenho de campanha pela “estabilidade” no Iraque e contrária à ordem de Obama, segundo fonte militar próxima a esses oficiais.
O informante disse que esta rede, que inclui altos funcionários em atividade no Pentágono, começará apresentando o argumento a jornalistas especializados.
Se Obama não mudar sua política, segundo a fonte, o grupo culpará sua política de retirada pelo “colapso” que esperam no Iraque sem soldados norte-americanos.

Em geral, os meios de comunicação tratam a proposta de retirada como concessão ao sentimento anti-bélico que deveria se ajudar à “realidade”, com disseram a Obama Gates, Petraeus e Odierno.
Foi Keane, com ajuda do então vice-presidente Dick Cheney, que conseguiu a nomeação de Petraeus como alto comandante do Iraque no final de 2006, pois quem ocupava o cargo, general George W. Casey, não apoiava o aumento de tropas. Keane garantiu obter a maior quantidade de soldados no Iraque contra os esforços de outros chefes militares para acelerar a retirada em 2007 e 2008.

O jornalista Bob Woodeward diz em seu livro “The War Within” (A guerra por dentro) que Keane persuadiu Bush a ignorar as preocupações dos comandantes pela prolongada ocupação do Iraque e por seu impacto em prejuízo do Afeganistão.
Em setembro de 2007, Bush garantiu a Petraeus tantos soldados quantos precisasse e pelo tempo que desejasse, segundo Woodward.
Em abril de 2008, Keane convenceu Gates a designar Petraeus como novo titular do Centcom, com jurisdição sobre todo Oriente Médio.

O militar retirado alegou que manter Petraeus com comando sobre as tropas em território iraquiano era a melhor garantia contra a possibilidade de um governo democrata tentar anular a política de Bush para o Iraque.
Keane havia trabalhado com base na suposição de que provavelmente um presidente democrata não assumiria o risco político de rechaçar as recomendações de Petraeus sobre a retirada de tropas do Iraque.
“Temos governo democrata e que quer retirar rapidamente. Agora tem de tratar com o general Petraeus e com o general Odierno. Terá de pagar um preço” para evitá-los, disse Keane a Gates, segundo Woodward.

Em julho, Obama disse a Petraeus que se fosse eleito iria privilegiar a saúde do exército e da marinha de guerra e a situação no Afeganistão frente ao Iraque, segundo o jornalista Joe Kelin, da revista Time.
Porém, a julgar pela comoção de Petraeus diante da decisão de Obama no dia 21 de janeiro, não se levou a sério o anterior rechaço de Obama aos seus argumentos. Este cálculo errado sugere que Petraeus acreditou, como Keane, que um presidente democrata não se atreveria em seus primeiros dias como comandante ignorar suas recomendações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar neste site: