Dois recados sobre a crise

Do professor Nouriel Roubini (foto), da Universidade de Nova York: Bolsas mundiais podem fechar por até duas semanas
"Alcançamos situação de puro pânico; haverá maciça liquidação de ativos.
Não se surpreendam se as autoridades monetárias precisarem fechar as bolsas por uma ou duas semanas daqui a alguns dias. As coisas estão ficando muito feias também nos mercados emergentes.
Dizia-se que, quando os Estados Unidos espirram, o resto do mundo pega resfriado. Bom, os Estados Unidos estão com crônica e persistente pneumonia.
As coisas estão caminhando para o caos nos mercados emergentes.
O custo da tomada de empréstimos por parte dos mercados emergentes saltou para seu patamar mais alto dos últimos seis anos hoje.
Mais países unem-se a Belarus, Hungria, Ucrânia e ao Paquistão, ao fazer pedido de ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que contribuiria para resistirem melhor ao congelamento dos mercados de empréstimos de curto prazo e a derrocada das commodities.
A Argentina corre o risco de deixar de honrar suas dívidas pela segunda vez nesta década. Mais de 10 mercados emergentes enfrentam graves problemas financeiros''.

De Mark Hannam (foto), presidente da Fair Finance, empresa de microfinanciamento: Não há motivo para exclusão financeira
"A causa mais próxima de nossos problemas financeiros atuais é o fato de que grandes quantidades de dinheiro foram emprestadas a pessoas pobres nos Estados Unidos que só tinham uma única chance realista de quitar suas dívidas: se o valor de seus lares, que serviam de garantia para os empréstimos, continuasse subindo indefinidamente.
Porém, apesar do problema para o qual o mundo foi arrastado, não há motivo para negar-se acesso ao crédito às pessoas que sofrem de exclusão financeira, já que se sabe que os pobres costumam ser os pagadores confiáveis.
A evidência de que os pobres são confiáveis está na Ásia, na África e na América do Sul; está no Leste Europeu, no Oriente Médio e mesmo em grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa; está em toda parte onde as técnicas de microcrédito foram usadas de forma responsável para fornecer aos indivíduos, aos trabalhadores autônomos e às pequenas empresas acesso a crédito que os bancos normais não fornecem.
Há muitas pessoas que sabem como administrar empréstimo subprime com sucesso.
A chave é oferecer aos tomadores de empréstimo produtos flexíveis que levem em consideração padrões de renda irregulares.
Devemos recordar-nos que os empréstimos subprime em si não são o problema.
Fornecer crédito aos financeiramente excluídos é realizado atualmente de forma responsável e com sucesso em muitas partes do mundo.
Com cerca da metade da população mundial ainda excluída do sistema financeiro, é mais importante do que nunca que os bancos aprendam a fazer isso corretamente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar neste site: