BNDES prevê expansão do PIB mundial neste ano e em 2008

As projeções do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são de que a expansão do PIB mundial combinada com taxas de inflação sob controle prossiga neste ano e em 2008; isto significa que o Brasil continuará com a estratégia que resutou, nos últimos três anos, em crescimento sem precedente no comércio externo e excelentes resultados na balança comercial e no balanço de pagamentos.
Segundo o banco, a tendência de queda das cotações de petróleo no período recente certamente contribuirá para manter a inflação em níveis favoráveis ao crescimento; o preço do barril deve estabilizar-se entre US$ 55 e U$ 60, neste ano.
A seguir, em resumo, as principais conclusões do BNDES para este ano e 2098.
As perspectivas são de que a demanda por commodities, aquecida da China e da Índia, deverá continuar aumentando o consumo, sustentando a continuidade da trajetória de alta.
As projeções sugerem maior convergência das trajetórias de crescimento dos países desenvolvidos.
Taxa de crescimento dos EUA menos acelerada deverá ser acompanhada pela manutenção do crescimento japonês e por expansão mais elevada da Zona do Euro.
Em relação aos mercados emergentes, a China e Índia prosseguirão sendo destaque em termos de expansão do PIB e de demanda por commodities.
Segundo estimativas de diversas instituições, a economia internacional, após ter crescido algo em torno de 5% em 2006 (dado preliminar), deverá apresentar crescimento real médio da ordem de 4% nestes dois anos.
Quanto ao comércio mundial, o FMI projeta crescimento de 7,6% em neste ano, taxa pouco inferior aos 9% estimados para 2006.
Para a OCDE, o comércio mundial deverá crescer 7,7%, em 2007, e 8,4%, em 2008, frente aos 9,6% registrados em 2006 (dado preliminar).
Segundo a primeira estimativa do Bureau of Economic Analysis (BEA) do Departamento de Comércio dos EUA, o PIB americano cresceu em termos reais 3,4% em 2006, acima dos 3,2% registrados em 2005; no quarto trimestre de 2006, o nível de atividade voltou a se acelerar, expandindo-se à taxa anualizada de 3,5%, expressivamente superior aos 2% do terceiro trimestre.
Para 2007 e 2008, as projeções apontam no sentido de continuidade da trajetória de crescimento, com o PIB apresentando expansão da ordem de 3%.
Leia AQUI a íntegra do estudo do BNDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar neste site: