Brasília sediará I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

Evento acontecerá nos dias 11 e 12 de junho, em Brasília, e terá a presença Rajendra Pachauri (Prêmio Nobel da Paz 2007) e Mohammad Yunus (Prêmio Nobel da Paz 2006)

O I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, criado com a finalidade de estabelecer diálogo entre representantes dos três setores – governo, empresas privadas e sociedade –, pretende promover e democratizar a discussão e o entendimento sobre sustentabilidade e o papel educativo da comunicação na inserção social dos negócios e promoção do bem-comum.
Assim, o evento caminhará na busca de definição para o termo sustentabilidade – assunto que, apesar de preocupação constante não está esclarecido para grande parte da sociedade –, além de procurar respostas para questões que envolvem temas como comunicação e marketing, responsabilidade socioambiental e o futuro dos negócios que não se inserem socioambientalmente em seus contextos.
“A busca por soluções mais eficazes para os desafios relacionados à sustentabilidade econômica, social e ambiental, tornou-se essencial na agenda das empresas e do planeta. Resultado disto, o conceito de sustentabilidade pressupõe uma relação sistêmica e equilibrada entre esses aspectos e prevê a revisão compartilhada de valores básicos, por meio dos quais a conduta de todos os indivíduos, organizações, governos e instituições, serão guiadas e avaliadas”, explica Marta Rocha, diretora da Atitude Brasil, organizadora do fórum.
Ela explica que neste contexto, é inegável o valor da comunicação na promoção desta mudança de conduta, ajudando a aproximar o discurso à prática.
Segundo a executiva, o futuro dos negócios e, portanto, das organizações, está indubitavelmente atrelado à necessidade da mudança da cultura das empresas e dos processos, com o desafio de alinhar seus discursos às práticas dos negócios.
“Não se pode, portanto, deixar de discutir a necessidade de desenvolvimento de soluções para os problemas emergentes, por meio do engajamento de todos os setores e do compromisso em produzir com tecnologias limpas, recursos renováveis e reaproveitamento de resíduos, buscando atingir o equilíbrio entre atividade econômica, o meio ambiente e bem-estar comum”, expõe.
Não à toa, toda discussão que deverá ser promovida pela primeira edição do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade está fundamentada nos preceitos da Carta da Terra: Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida; Integridade Ecológica; Democracia, Não Violência e Paz; e Justiça Social e Econômica.
Vale lembrar que a idéia deste documento foi discutida durante o período preparatório da Rio-92 e ganhou sua forma final em 2000, após um longo processo de consultoria mundial que envolveu especialistas em Direito Internacional, diversos grupos da sociedade civil, centros de pesquisas científicas e de grupos espirituais, escolas, governos e representantes de causas humanistas e minorias de todos os continentes.
A organização do Fórum conta com grupo de conselheiros com expertise em sustentabilidade, comunicação e desenvolvimento, no qual participam Aser Cortines, Paulo Nassar, Mário Sérgio Cortella, Ricardo Kotscho, Ricardo Carvalho, Hamilton Faria, Ana Cristina Cunha, Marco Antônio Barbosa, Florestan Fernandes e Danilo Miranda.
O fórum apresenta equilíbrio dos assuntos em discussão, bem como a presença de representantes de todos os setores nas mesas de debates, garantindo que a interação entre os palestrantes e o público se dê de maneira que privilegie o diálogo.
Em formato de talk show, o debate contará com a participação efetiva dos 450 convidados e três mil estudantes universitários provenientes de diversas universidades do País – que acompanharão o Fórum de Brasília por meio de videoconferência -, sendo a interação mediada por jornalistas e profissionais de comunicação. Outros milhares de estudantes terão a oportunidade de acompanhar os debates on-line, nos centros universitários e via internet. O objetivo, com isso, é garantir a democratização da informação.

Prêmios Nobel da Paz
Rajendra Pachauri (2007), economista e presidente do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) desde 2002, e Mohammad Yunus (2006) – inclusive, este já confirmou encontro com o presidente Lula - fundador do Grammeen Bank, o banco dos pobres, participarão da abertura do evento e serão palestrantes.
Participarão das mesas de palestras a ministra do Meio Ambiente Marina Silva; o ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi; o empresário que é referência de liderança na questão de responsabilidade social, Oded Grajew; o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), Luciano Coutinho; o especialista em treinamento de executivos e fundador da Amana-Key, organização que se propõe estar na vanguarda do processo de criação de “produtos de conhecimento”, Oscar Motomura; a missionária oficial da tradição Soto Shu – Zen Budismo, com sede no Japão, Monja Coen.
Coordenarão os debates o jornalista e professor Paulo Nassar; o advogado especialista em direitos humanos, Marco Antonio Rodrigues Barbosa; o sociólogo, filósofo e diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Miranda; e o presidente do FUNCEF, Guilherme Lacerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar neste site: