Olimpíadas na neve

Alan Banas
banas@giroaovivo.com.br

Enquanto o Brasil já esta na reta final em relação aos preparativos para os jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, a moderna Vancouver, principal cidade da costa oeste do Canadá, trabalha duro para os XXI Jogos Olímpicos de Inverno, em 2010.
O evento terá início no dia 12 de fevereiro, e deverá receber aproximadamente 5 mil atletas olímpicos e 1,7 mil paraolímpicos, de 80 países.
Ao todo, segundo o Comitê Organizador de Vancouver, serão mais de 3 bilhões de expectadores ao redor do planeta.
Números que podem assustar ao leitor, mas, para os envolvidos nos jogos, são objetivos e metas para serem alcançadas até o encerramento dessa grande festa esportiva.Vancouver possui mais de 2 milhões de habitantes em sua região metropolitana, mas só na cidade são cerca de 520 mil.
Considerada jovem, por sua fundação em meados de 1792, é moderna e multi-cultural, acolhendo vários povos, como indianos, chineses, gregos e muçulmanos.
É considerada a melhor cidade da América do Norte em qualidade de vida, não deixando de considerar sua beleza natural e fantástica paisagem.
A cidade não trabalhará sozinha nesse desafio. Com a maior área esquiável da América do Norte, a pequena Whistler de 10 mil habitantes, receberá todas as disputas paraolímpicas e algumas provas olímpicas de esqui e de esportes nórdicos. Whistler fica à 140km de distância de Vancouver na base de duas grandes montanhas: Whistler e Blackcomb.
O vilarejo tornou-se a maior estação de esqui do Canadá e também a melhor da América do Norte.A cidade de Vancouver já havia tentado, sem sucesso, sediar as Olimpíadas de Inverno de 1976 e 1988.
A escolha da cidade foi realizada em julho de 2003 em votação secreta dos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Concorriam também as cidades de Pyeongchang, da Coréia do Sul, e Salzburgo, da Áustria.Na primeira rodada da votação Salzburgo foi eliminada.
Vancouver venceu na segunda rodada com 56 votos contra 53 de Pyeongchang. No ano de 2001, Vancouver e Whistler foram anfitriãs para outro evento de grande porte: o Campeonato Mundial de Skate.
Vancouver também será uma das sedes do Campeonato de Futebol Masculino Sub-20, em julho de deste ano.

Infra-estrutura

Desde 2005, a cidade litorânea transforma-se para receber as provas, com novas e modernas construções.
Entre elas, arenas de gelo cobertas e estádios esportivos. Segundo os organizadores da campanha para sediar os jogos, o evento pode trazer US$ 10 bilhões em investimentos diretos, que poderão ajudar no desenvolvimento do transporte e da infra-estrutura turística da região.
O governo canadense promete gastar até a conclusão dos jogos, cerca de US$ 2 bilhões na preparação do evento. Para o verão de 2007, o governo canadense prevê o início das obras da vila olímpica em Vancouver e Whistler.
Sete instalações esportivas já estão a postos, incluindo o estádio B.C. Place, com capacidade para 60 mil pessoas, que deverá ser a sede das cerimônias de abertura e encerramento - as primeiras a serem realizadas em um estádio coberto.
O local passou por uma reforma no início desse ano, após parte do teto ceder com fortes ventos e a intensa neve. O teto é feito de uma fibra de vidro coberta com teflon.

Whistler
A pequena cidade de Whistler, localizada entre suas duas principais montanhas – Whistler e Blackcomb - é cercada por 3 mil hectares aptos para a prática do ski.
Ao todo são 200 pistas para praticantes avançados, intermediários e iniciantes. Whistler foi eleita em 2003 pela revista Skiing Magazine como a melhor estação de esqui da América do Norte.
Uma das grandes vantagens é a baixa altitude, que varia de 600 metros a 2.200 metros e ameniza a falta de ar comum nas estações mais altas, que faz o esquiador se cansar mais facilmente.

Brasil
O Brasil possivelmente terá representante, a snowboarder Isabel Clark, nona colocada nos últimos Jogos de Inverno, em Turim, na Itália, no ano passado.
Ela foi uma das representantes (única mulher) da delegação brasileira, e o melhor resultado da história do Brasil.
A jovem carioca foi eleita por três vezes atleta do ano em esportes de neve, e foi campeã sul-americana com cinco títulos, sendo por isso considerada pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB, a melhor no esporte.
Isabel iniciou a carreira com 17 anos e foi em 1994 que teve seu primeiro contato com a neve e o snowboard. Sendo que no ano seguinte já arrematou o título brasileiro de snowboard, em Valle Nevado, Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar neste site: