Estado de Israel armou ditaduras da América do Sul

Os governos de Israel armaram ditaduras latino-americanas durante as décadas de 70 e 80, em muitos casos a pedido dos Estados Unidos, que necessitavam de aliado confiável para sustentar os regimes militares autoritários na região.
Um dos principais focos do governo norte-americano e dos sionistas foi a Operação Condor, que, coordenada pelo serviço de inteligência dos EUA, sob a orientação do então secretario de estado americano Henry Kissinger, assassinou milhares de ativistas dos Direitos Humanos na Argentina, Brasil, Uruguai, Chile e Bolívia, desaparecendo com os corpos.

As ações de suporte armamentista a ditaduras e Estados de tortura e terror por parte dos governos americanos e israelense expandiram-se, além da Operação Condor, para Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Peru, Venezuela e África do Sul.
A Agência Ansa divulgou, estudo incontestável do historiador e professor Israel Shahak, nascido em 1933 e morto em 2001, ex-interno de campos de concentração durante a II Guerra Mundial, e o fundador da Liga Israelense dos Direitos Humanos e autor do livro "Jewish History, Jewish Religion" (História Judaica, Religião Judaica).
Ex-professor da Universidade de Jerusalém, Shahak, elaborou o trabalho intitulado "O Estado de Israel armou as ditaduras na América Latina".
O trabalho do professor Shahak, publicado pela primeira vez em espanhol e censurado em Israel, inclui depoimentos e denúncias do escritor norte-americano Noam Chomsky.

Chomsky foi um dos primeiros a denunciar as alianças de Israel com as ditaduras latino-americanas, África do Sul e outros estados de tortura e terror, em geral, serviram aos interesses norte-americanos.

"À luz da dependência sem precedentes de Israel dos Estados Unidos e dos estreitos vínculos entre as indústrias armamentistas israelenses e norte-americanas, é difícil acreditar que o fluxo de armas não se tivesse podido parar se o governo norte-americano houvesse decidido isso", afirma o escritor norte-americano.

Do mesmo modo, "não se pode acreditar que o governo ou os principais meios norte-americanos foram incapazes de detectar a provisão de armas de Israel às ditaduras latino-americanas" completa Chomsky.
O ensaio fala de documentação sobre as armas israelenses utilizadas pelos militares na Guatemala, El Salvador e Nicarágua para reprimir os movimentos guerrilheiros e as manifestações estudantis opositoras da década de 70.
O estudo explora os detalhes do giro oficial realizado pelos generais israelenses Hayim Laskov e Motta Gur em 1978 por Argentina e Chile, onde foram recebidos com honras por ambas as ditaduras militares.

A publicação em espanhol para a América Latina e Espanha da pesquisa de Shahak foi traduzida pelo filosofo e historiador Saad Chedid, e publicada pela editora Canaan, de Buenos Aires, que em declarações à ANSA ressaltou que a maioria dos países latino-americanos recebeu ajuda militar de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar neste site: