Iniciativa brasileira Museu da Pessoa é exportada aos EUA, a Portugal e ao Canadá

Não só de commodities, de manufaturados, semi-manufaturados e serviços vivem o comércio exterior e as relações internacionais do Brasil.
A criativa exportação brasileira colocou no mercado externo serviço inédito: o Museu da Pessoa, cuja proposta é consolidar nova forma de contar a história da humanidade, tendo como ferramenta o grande poder de interatividade propiciado pela Internet.
A metodologia pioneira, desenvolvida pelo Museu da Pessoa, com sede em São Paulo, já foi parar nos Estados Unidos, Portugal e, agora, também no Canadá, países onde foram fundados núcleos autônomos da entidade, formando a rede internacional de histórias de vida e, além de compartilhar experiências, realizam iniciativas comuns em escala global.
O Museu da Pessoa tem como missão promover a democratização da memória social, por meio da valorização de histórias de vida de todas as pessoas, contribuindo com a construção de sociedade mais justa, democrática e baseada na compreensão e respeito pelo outro.
Fundado em 1991, o Museu da Pessoa desenvolveu método diferenciado de coleta e sistematização de histórias de vida e depoimentos temáticos; realizou mais de 90 projetos nas áreas de educação , desenvolvimento comunitário, comunicação e recursos humanos, tornando-se referência em projetos de memória.
O objetivo do Museu é construir rede internacional de histórias de vida capaz de contribuir para a mudança social.
Apesar de não haver internet, quando a instituição foi criada a idéia já era de museu virtual – ou seja, um museu para preservação de histórias de vida, organizadas em uma base digital (banco de museus, CD-ROMs, etc.), gerando-se assim espaço onde cada pessoa pudesse ter a oportunidade de preservar sua história de vida e de tornar-se uma das múltiplas vozes da memória social.
O Museu da Pessoa acredita que:
--toda história de vida tem valor e deve fazer parte da memória social;
--ouvir o outro é essencial para respeitá-lo e compreendê-lo como par;
--no protagonismo histórico: todas as pessoas têm um papel como agente de transformação da História. Democratizar e ampliar a participação dos indivíduos na construção da memória social é atuar na percepção que os indivíduos e os grupos têm de si mesmos e de sua situação conseguir em nome de outrem;
--integrar indivíduos e distintos grupos sociais por meio da produção e conhecimento de suas experiências é atuar para romper o isolamento de alguns grupos sociais e impulsionar processos de empoderamento fundamentais para mudar relações sociais, políticas e econômicas.
O museu possui acervo com cerca de 6 mil depoimentos gravados e 6 mil fotos e documentos digitalizados.
Você pode participar, contando sua história; é fácil.
E você poderá compartilhar textos, imagens, áudios e vídeos com milhares de pessoas que já fazem parte deste Museu.
Informações: www.museudapessoa.net.
O endereço do núcleo canadense na Internet é www.museedelapersonne.ca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar neste site: